terça-feira, 11 de agosto de 2015






Somos a Óptica Santa Luzia - Bauru

Nossa história começa explicando quem foi Santa Luzia, para a religião católica a "Santa protetora dos olhos". 

De família rica italiana, Santa Luzia (ou Santa Lúcia do latim) fez voto de virgindade perpétua que fora quebrado por sua mãe após a morte do pai, querendo casá-la com um jovem pagão mas de distinta família. Ao pedir um tempo para discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, voltando com a certeza quanto a continuação do voto e o sofrimento ao qual passaria. 

Vendeu tudo e deu aos pobres, sendo acusada pelo jovem que a queria como esposa logo após o feito e fora perseguida pelas autoridades e pela sombra da decapitação em 303 d.C. 

Diz a antiga tradição que Santa Luzia teria arrancado seus olhos e entregue ao carrasco, afim de não renegar sua fé em Cristo. 

Uma grave doença acometeu sua mãe e Luzia a convenceu de peregrinar até o túmulo de Santa Águeda, donde voltou curada e permitiu que Santa Luzia cumprisse seu voto. 

Entretanto o noivo não se conformou e a denunciou ou governador romano, em plena perseguição aos cristãos, condenada e levada a julgamento. Sendo óbvia sua preocupação com a virgindade foi condenada e forçada a ser levada para um prostíbulo, para servir a prostituição.

Conta a tradição que sua fé era tão grande que mesmo não movendo um dedo, nem mesmo 10 homens a levantavam o chão, fora condenada a morrer ali mesmo, com o corpo tomado por resina e azeite fervente jogados pelos carrascos, mas ela continuava viva a testemunhar o com a vida, ou com a morte, o que teria dito: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade". Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu lhe tirar a vida, era 304 d.C. 

Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, onde viveu e que a venera no mês de maio também.

fontes: adaptado de mensagenscomamor.com.br, buscacatolica.com.br,  wikipedia e cancaonova.com.br


 

Um comentário:

  1. Muito linda essa história! Sejam perseverantes na fé, no Deus vivo que há em vocês, que nada e ninguém irá abalar a história e a conquista de vocês. Que Deus continue abençoando muito.

    ResponderExcluir

Obrigado por postar em nosso blog. Todas serão lidas e algumas respondidas.