quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Formação da imagem



Observando um objeto, temos que a imagem será obtida através da luz, ou seja, a luz fará o transporte das “informações” em linha reta (eixo visual) buscando atingir a fóvea, que se localiza na retina. Ao passar pelos meios transparentes, a lágrima, córnea, humor vítreo, cristalino e humor aquoso, essa sofrerá um leve desvio devido ao processo de refração desses meios. Levaremos em consideração a distância do objeto, que deverá ser processado pelo olho, por meio da acomodação, feita pelo cristalino, por contração ou relaxamento, para que a imagem consiga estimular a retina de forma correta, e a visão possa ser nítida. Ao serem estimuladas, as células fotoreceptoras são ativadas e os dados chegam ao cérebro por meio do córtex visual.
 
 
O Cristalino tem papel fundamental nesse processo, pois o poder de refração dos raios luminosos depende exclusivamente dele.
 “A percepção visual compreende o sentido da forma, cromático e luminoso. O sentido de forma, que é uma função da região macular situada na retina, depende de mecanismos ópticos que nos permitam obter uma boa percepção morfológica.” (YAMANE, 1999)
O poder refrativo da córnea é fixo enquanto o do cristalino não é fixo, pois ocorre a acomodação através da variação da sua curvatura. (BOWER,2001).

 

A formação da imagem de uma maçã no olho humano acontece de forma semelhante ao estimulo recebido pelo filme de uma câmera fotográfica. Algumas publicações comparam o olho a uma câmera fotográfica devido à semelhança do sistema de lentes (meios transparentes), a câmara escura (globo ocular), obturador (pupila), filme fotográfico (retina.

Fonte: Trabalho de conclusão de curso, arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por postar em nosso blog. Todas serão lidas e algumas respondidas.