terça-feira, 6 de outubro de 2015

Irritação Ocular - Parte 1

A irritação ocular pode ocorrer por diversos fatores, tais como agentes patológicos virais antifungos presentes em produtos químicos (shampoo, maquiagem e hidratantes), poeira, conjuntivites e etc.. Poderíamos enunciar centenas de situações em que ocorra a irritação ocular, mas o principal é sabermos interagir com as informações a fim de identificar os problemas para anotações clínicas e encaminhamento adequado para o oftalmologista. 


O principal sinal de uma irritação ocular é a hiperemia ocular, ou o olho vermelho. Nesse caso, ocorre um aumento do ciclo sanguíneo no local afetado por alguma alteração fisiológica, ou patológica, que causa a eritema (vermelhidão). Mesmo sendo um sinal básico, a irritação não deve ser considerado como algo simples, pois diversas patologias podem apresentar os sinais de uma simples irritação, nesse caso é de extrema importância para averiguação com extrema atenção por parte do optometrista e tendo em vista que alterações anormais devem sempre ser acompanhada pelo profissional oftalmologista.
http://www.infoescola.com/sistema-circulatorio/hiperemia/

Conjuntivites, hemorragias, blefarites, ceratites (inflamações da córnea), iridociclites (inflamações da íris), episcleristes, são sinais de patologias e não simplesmente irritações.



 

A hiperemia pode ser classificada como ativa ou passiva. No caso da ativa, ocorre de modo fisiológico, durante um choque, um trauma ou exercícios, a outra por sua vez pode ser a patológica, que ocorre em circunstâncias mais graves como as originadas por inflamações agudas, agressões térmicas e traumatismos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por postar em nosso blog. Todas serão lidas e algumas respondidas.